Páginas

sábado, 27 de novembro de 2010

Amizade


Tem uma passagem bíblica que diz o seguinte: quem encontrou um amigo, encontrou um grande tesouro. Eu sempre achei essa mensagem bonita, aliás essa e todas as demais, que falam de amizade. Todo mundo já ouviu algo do tipo, amigos são poucos, são raros. Há músicas, poesias, e tantas outras coisas que exaltam essa relação. 

Já ouvi gente me dizer que tinha muitos amigos, outros se lamentavam porque possuíam poucos amigos e conheço dois que me disseram, recentemente, que não tinham nenhum amigo. 

Bem...quando se é criança a amizade é igual a representação que se tem da vida, é uma relação presente, rápida, contagiante, intensa. Mas,  pode passar, instantaneamente, quando o amigo muda de escola, ou seus pais mudam de bairro. Na adolescência, esse sentido começa a mudar, é a formação da identidade, daí a relação em grupo é muito importante e natural. A tendência é que se tenha vários amigos. Ainda que um, possa ser o predileto.

Nunca entendi ao certo o que era essa coisa de amizade. Se perpassasse pela afinidade, tive vários, meus companheiros de teatro, alguns colegas de sala, meus amigos da igreja. Já, se o principal, na amizade, fosse partilha de um segredo, tive alguns, não muitos. Nunca fui de contar segredos e quando os fazia, era mais por obrigação de amigo, rsrrsrs. Tão pouco me confidenciaram grandes segredos. Caso a amizade estivesse baseada na companhia para festas e eventos, tive, modestamente, um número significativo de amizades intensas, alegres, expressivas e divertidas.

Todavia, se a amizade nascer de um singelo e desinteressado desejo de estar junto ah meus caros! Não direi quantas tive/tenho para não decepcionar os demais. Amizade de que vos falo, não é um sentir se amigo  "de", mas um sentir-se "com"

Essa é uma sensação doce, leve e agradável saber que se tem um amigo, que se tem alguém em quem se pode confiar, e que se pode contar. 

Já ouvi muita gente dizer que se reconhece os amigos quando se precisa deles. Sim, cada um tem um jeito singular de reconhecer seu amigo, eu tenho reconhecido minhas amizades no dia a dia. Na visita inesperada, só para saudar a pessoa amiga, ou porque o amigo sumiu. Na visita porque o amigo está doente. Na visita para saber se chegou bem de viagem. Na hospitalidade generosa e receptiva. Na cordialidade, na conversa, no confronto das idéias, no conselho, no respeito, na admiração, na simetria da relação e na gratuidade do afeto. 
Não é preciso, aliás, nem é bom, que se pense igual, mas é preciso saber escutar, ouvir, compreender, se doar. Amizade é uma relação tão nobre quanto o amor. E tão delicada quanto. É preciso cuidar, regar, mas natural e prazerosamente.

Na amizade não precisa trocar todos os segredos, sair em todas as baladas juntos, gostar das mesmos coisas. Na amizade é preciso saber que se tem com quem contar para os momentos bons e ruins, e, paralelamente, ser alguém que o outro possa contar. Cada um de nós tem um tempo particular para construir uma amizade, sim porque amizade não é um acontecimento na vida de uma pessoa, é uma construção.

É preciso "perder" tempo para construir uma amizade...

14 comentários:

  1. "Amigo, para mim,é só isto: é a pessoa com quem a gente gosta de conversar, do igual o igual, desarmado. O de que um tira prazer de estar próximo. Só isto, quase; e os todos sacrifícios. Ou_amigo_é que a gente seja, mas sem precisar de saber o por quê é que é."
    (João Guimarães Rosa)

    ResponderExcluir
  2. Como passar por este mundo e não ter pelo menos um amigo? Difícil de entender.Acredito que Deus nos presenteia todos os dias com pessoas boas que temos a chance de sermos amigos, cabe a nós da oportunidade e saber construir esta amizade, saber da valor nas pessoas que realmente gosta da gente, e principalmente fazer da nossa familia os nossos melhores amigos.Quem não consegue conquistar um amigo, conquistará o quê?

    ResponderExcluir
  3. Anônimo e Vi respondo aos dois, ao primeiro agradeço a mensagem do nobre Guimarães Rosa que vem abrilhantar nosso blog, à segunda devo lhe dizer que concordo plenamente, amizade começa na família.
    Agradeço a visita, voltem sempre

    ResponderExcluir
  4. Nana realmente concordo ao se dizer
    que precisamos doar tempo pra se construir e cultivar as amizades. Entendo que o "perder" por até está entre aspas, não se é um perder e se um ganhar. Eu também sempre achava rico o texto biblico por você citado. E me lembro agora da beleza do cativar escrito maravilhosamente por Saint-Exupéry em O Pequeno Prícipe... riquíssimo!
    Ultimamente tenho refletido muito nisso que você disse, talvez por me encontrar em momentos de despedidas e tenho procurado "perder" o meu tempo com aqueles que chamo de amigos e é tempo ganho com certeza. Pois mesmos aqueles que apenas passam por nós por um tempo, ficarão... Não se vão completamente quando essa essencia da amizade se é cultivada.
    Parabens pelo texto, muito bom!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Karine,
    Eh sim mt provavelmente fui levada por este momento que estamos vivenciando, de despedida, de mudança de ciclo, né? Daí vem o saudosismo, o arrependimento de que devia ter me doado mais, ter feito um pouco diferente. Aquele dia no almoço, eu estava, muito emocionada, estivemos tanto tempo juntos, mas, não o suficiente para expressarmos todo o carinho e admiração que tínhamos e/oudesejávamos uns do outro. Enfim, sei tb que amor, é algo pra lah de palavras, é algo oculto e invisivel, como diria o pequeno principe, assim sendo, podemos ficar mais tranquilos, porque sabemos, que embora, muitas coisas não foram ditas, tantas e tantas foram sentidas.
    Brigada pela visita, volte sempre.
    Bjss

    ResponderExcluir
  6. Oh, Nana, vc tá inspirada mesmo, hein!!! Muita bonita e verdadeira sua mensagem. Gostei principalmente do finalzinho... Realmente, tivemos que gastar nosso tempo entre um compromisso e outro, durante os intervalos de café e almoço (ou mesmo uma faxinazinha!) pra construirmos nossa amizade!!! Com isso tudo, aprendi a gostar muito de vc, viu sua italianazinha, rsrs..
    Bjão, Ana Paiva

    ResponderExcluir
  7. hahaha oi Ana, brigada pela visita ao blog, volte sempre!
    A recíproca é verdadeira.
    Conviver contigo foi um aprendizado e tanto!
    Bjão

    ResponderExcluir
  8. Sim... eu tenho tempo pra isso! Amizade para mim se resume em uma só palavra: reciprocidade! Como você mesma disse 'nem é bom, que se pense igual, mas é preciso saber escutar, ouvir, compreender, se doar'. É preciso compartilhar idéias e não se impor e dizer o que é certo e o que é errado. Cada um tem um jeito de pensar! Cada um tem suas escolhas. Precisamos de conselhos, isso vêm dos nossos amigos, agora nós seguimos os conselhos que nos convém! Amizade pra mim não é só aquele que está sempre comigo, mas também aqueles que estão distantes e que de tempos em tempos a gente se encontra pra 'botar o papo em dia'. Eu posso dizer que tenho amigos, apesar de alguns deles me considerarem uma 'má amiga' pela infinita ausência que os proporciono. Mas tenho certeza que, quando eu precisar, eles estarão prontos a me ajudar, e o inverso é fato. E, claro, os que estão sempre comigo têm toda minha atenção para consigo. Por isso, pra mim, amizade é reciprocidade!! =)

    ResponderExcluir
  9. Oi Lora,
    brigada pela visita. Por expor seu conceito sobre o tema.
    Mas não posso deixar de dizer que vc me fez lembrar a lei da dávida, tão estudada pela sociologia.
    Por isto, eu prefiro pensar em incondicionalidade, gratuidade, e que, claro tb passa pela recíprocidade, mas a transcede. Porque qd a coisa fica no recíproco, podemos cair na negação do outro, dependendo da sua condição, limitação.
    Mas, devo dizer que te conhecendo, sei que não mede esforços para ajudar o outro, isso é uma característica em vc que mt me admira.
    bjs

    ResponderExcluir
  10. aaaaain que texto liindo, de verdade , quase chorei ;')
    ah amiigos, como são ''úteis'' haha , eu tenho três em especial que nos ultimos anos têm se mostrado incríveis e companheiros ; Anne [ a de sempre ] , Belinha [ praticamente vi nascer] e Gu [ a coisa mais fofa da face da Terra rsrs]..
    De verdade, você traduziu de maneira esplendida o verdadeiro significado da palavra 'amizade' ;]
    to emocionada até agora *-*

    ResponderExcluir
  11. kkkkkkkkkkkkkkkkk ai ai tah ai a intensidade em pessoa..minha princesa, e tb minha mestre na arte da escrita!

    ResponderExcluir
  12. faço minhas as palavras da Damy: De verdade, você traduziu de maneira esplendida o verdadeiro significado da palavra 'amizade'.

    a gente vê o tempo todo pessoas tentando definir o que é amizade e todas elas passam bem perto do clichê. mas o que voce escreveu e descreveu é exatamente o que eu sinto, mas nao sabia colocar em palavras.

    cara, voce é muito 'mestra'. PAOSKODKAOKSOK'

    BEIJOO*

    ResponderExcluir
  13. rsrsrs não sou nada Flavinha, falei de algo que sinto, e quando dizemos o que realmente sentimos, o texto ganha vida, expressão. Assim são tb os comentários que recebemos por aqui, algusn são escritos de alguém que leu, outros são escritos de alguém que sentiu o texto.
    Um abraço grande.

    ResponderExcluir
  14. Nana, é sempre bom ouvir a sua sensibilidade tocar num tema tão importante...os amigos são a familia que podemos escolher....Mesmo que as vezes as escolhas não tenham sido as melhores...mas apredemos com elas! E quando o tempo passar, coisas boas ficarao...e amizade será eterna, no coração!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...