Páginas

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Fantasia e realidade: qual o destino deste trem?

Não raro, deixamos de desfrutar das coisas e fatos por depositar nelas expectativas além do que elas nos podem oferecer.

Certa vez, tive a oportunidade de fazer um passeio de Maria Fumaça cujo trajeto é São João del Rei a Tiradentes, duas lindas cidades históricas rodeadas por montanhas e rios. O passeio não é tão barato pra se ir sempre, nem tão caro pra não se ir nunca. Contudo, aguardei até que chegasse um momento para que eu pudesse fazer o que inúmeros turistas sempre fazem ao chegar nesta região: o famoso passeio de Maria Fumaça. Assim, quando recebi o convite de um amigo, que visitava a cidade, fui, finalmente, conhecer o tal percurso.

Estava muito entusiasmada com a beleza da locomotiva e com a natureza que eu poderia avistar no passeio lento que o nosso transporte proporcionaria. Eu mesma cheguei a dizer para este amigo, que o passeio seria lindo, a vista perfeita, uma vez que, ao viajar de ônibus pela estrada real, que liga as duas cidades mencionadas, me maravilhava com as serras e cachoeira em volta do caminho.

Porém, ao esperar essa paisagem ideal para um passeio de trem, eu não percebi que já estávamos chegando ao nosso destino. Não me recordo bem das imagens que vi, nem das conversas no trajeto, se é que tivemos, pois, tudo o que vimos, ainda, não era o que eu esperava ver. O fato é que o caminho era normal, rodeado por casas, currais, nada muito belo, achei até meio singelo. 

Assim somo nós, em muitas ocasiões, e, às vezes, nas mais importantes delas, depositamos tantas expectativas e fantasias que não enxergamos os fatos, coisas e pessoas como realmente são. Daí, por estarmos sempre esperando um "por vir", não nos mobilizamos para fazer daquilo que temos, se não especial, já que também não precisamos cair em outro extremo da fantasia, um algo a ser investido, construído e usufruível. 

------------------
Nana Andrade
Imagem disponível em em http://meme.zenfs.com/u/ea1979cef5c41841d098f63be72e93f5b7e60c8d.jpeg


12 comentários:

  1. Assim pode ser o caminhar de cada um, tudo bem, faz parte.
    Um beijo
    Denise

    ResponderExcluir
  2. Olá Denise,
    obrigada pela visita, contudo penso que o caminhar pode ser de tantas maneiras possíveis.

    O exemplo citado revela necessidade de mudança de balanço entre o que esperamos e o que temos.

    Acredito que caminhamos na direção de nosso olhar, mas se nosso olhar esta perdido, onde poderemos chegar?

    Expectativas em excesso podem ofuscar a realidade e as oportunidades de investir. Vc, mais que ninguém, pelas palavras otimistas, que sempre me encanta no seu Blog, provavelmente, sabe do que estou falando..

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Na verdade a gente sempre cria expectativas,da maneira que a gente quer que seja, do "mundo" que a gente acha que deve ser, a gente se ilude com nossas expectativas, mas faz parte, embora a gente sempre acaba descobrindo que a realidade é diferente do que a gente imagina, mas ainda assim é muito interessante.

    ResponderExcluir
  4. Pra mim é quase impossivel não criar expectativas de tão sonhadora que sou , sempre imagino que tudo será sempre lindo, sempre melhor do que realmente pode ser...
    Mt bom o post!

    ResponderExcluir
  5. Tem gente que tem o poder de transformar as coisas mais singelas nas mais inesquecíveis, isso vai do tanto que investimos no fato,coisas e pessoas.

    A expectativa que me faz ver a realidade, apropriar e transcender é sempre bem vinda...é coisa para poucos, somente almas sonhadoras, intensas, desprendidas e livres podem fazer isso. E creio ser, ainda, um exercício constante.

    A expectativa só não pode é me tirar do que existe, da realidade...

    Mas ela pode ser a força do pensamento contribuindo com a força do universo e tornando real e presente o que ainda nem aconteceu

    Obrigada amore mio pela presença aqui, por tornar doce leve e suave o post, por fazer ver que a expectativa pode ser vista e construída pra outras formas.

    ResponderExcluir
  6. A gente se ilude, se fantasia e criam mesmo muitas expectativas, o ruim é quando a gente descobre que a realidade é um pouco diferente do sonho da gente, o ruim é quando a gente deixa de sonhar, de acreditar, e por mais que a gente tenta e não consegue criar um pouco de expectativas sobre o futuro...

    ResponderExcluir
  7. Olá Amanda, brigada pela visita...às vezes eu peco pelo excesso de expectativa, às vezes pela falta dela, mas quem sabe a medida certa, não é mesmo?

    ResponderExcluir
  8. Nana, tenho plena convicção de que suas palavras são mais do que certas! Nos decepcionamos porque esperamos demais das pessoas, talvez, se vivêssemos sem esperar nada de ninguém, tudo fosse uma surpresa boa e assim, qualquer gesto simples nos faria felizes.

    Sempre bom passar por aqui.
    Beijos;

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigada por suas palavras...Realmente me sinto muito melhor depois que expresso mesmo que de maneira torta meus sentimentos no blog..É uma maneira de desabafo sim...E fico sempre muito feliz quando alguem concorda ou discorda das minhas palavras pois assim posso me permitir aprender um pouco mais sobre tudo,sobre a vida!
    Otimo fim de semana pra vc,e obrigada mais uma vez por estar sempre por perto,apesar da distancia!Beijo grande!

    ResponderExcluir
  10. Ter expectativas para mim é acreditar que vai ser bom que vai dar certo, embora assim com no texto que o acontecido não foi com havia esperado, assim na vida também ser, nem sempre as coisas vão ser do jeito que a gente imagine ser, mas embora qualquer frustação, a gente deve sim sempre fazer expectativas, sempre esperar o melhor,afinal é pensando positivo que as coisas dão certo.

    ResponderExcluir
  11. Verdade senhor (a) anônimo (a), concordo contigo.
    Sou a favor de depositarmos expectativas, de sonhar, de planejar...sem tirar o pé da realidade, sem viver o que tem, o real despido da fantasia.

    às vezes, entre aquilo que almejamos e temos há uma distância enorme. E ai, quando uma coisa não acontece do jeito que gostaríamos que acontecesse a gente nunca para pra pensar o que faltou ou sobrou de mim que contribuiu para essa minha frustração? A gente acha é que o outro foi pouco, fez pouco, a coisa foi pequena..e a frustração será sempre maior..

    Vamos sonhar e buscar o melhor sempre o universo conspira a nosso favor se caminhamos com ele. Mas não deixemos de ver o que de fato estamos encontrando no nosso caminho...e se perguntar como e porque

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...