Páginas

domingo, 14 de agosto de 2011

Ser feliz é sua obrigaçao


Certa vez, presenciei uma palestra de uma antropóloga francesa e, após duas horas de palestra, uma frase dita nunca saiu da minha cabeça, ao falar sobre a diferença dos afetos em determinadas culturas, ela disse que a felicidade no ocidente é quase uma obrigação.

Ser feliz é quase uma obrigação. A felicidade, muitas vezes, está relacionado com a padronização de comportamento.  A menina que veste vestido e é bem comportada, o menino que cantas as menininhas e é estudioso. Os adolescentes que não são rebeldes. Os jovens que fazem vestibular e PASSAM, a mulher que casa e é feliz para sempre, o homem que casa e, ainda que infiel, ama e respeita a sua esposa. A família que frequenta a igreja aos domingos e paga o melhor colégio para os filhos, tem o carro do ano, a casa em condomínio fechado.

É como se a felicidade residisse na conquista do que provém de fora.

Num passeio a uma cachoeira em uma paisagem belíssima, vi que muitas pessoas ligavam o som do carro no ultimo  volume, e aí vocês já imaginam o tipo de música, mas não era (só) a música que me estranhava não, era o fato de as pessoas estarem num lugar tão lindo e não desejarem escutar "a música" que a própria natureza jorrava. Percebendo minha estranheza, uma amiga me disse que, provavelmente, não é que eles não quisessem escutar o barulho da água, o canto dos pássaros, 


ou seja, não é que eles,  também sendo natureza, não quisessem ouvir a natureza, 
é que eles não conseguiam.

E, diante do ter que ser feliz, estamos nós conseguindo?




9 comentários:

  1. ser feliz pra mim, foi quando morava ei minhas 2 irmãs e minha mãe, em um quarto de 9 metro quadrado, era apertado pra caramba, mas acordavamos todo dia juntos, éramos feliz e não sabiamos

    ResponderExcluir
  2. Olá Admazul,
    obrigada pela visita e pelo cometário.
    Podemos continuar felizes e sem saber... a felicidade não está fora, está dentro, ela não está no fato, mas nas vivências...

    Temos que ter o cuidado de não estarmos colocando uma música bem alta que impeça de ouvir os ruídos da felicidade dentro da gente..

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Enquanto a felicidade for uma obrigação, ela não acontecerá verdadeiramente, né?Infelizmente o mundo é assim. Muitos vivem em uma eterna busca de ser agradável aos olhos dos outros, esquecendo-se do que realmente é importante...Beijos, Nanoca!Adoro seu blog!

    ResponderExcluir
  4. Sim, porque nem sempre é fácil entramos em contato com a natureza e com sua mensagem sublime, às vezes o cotidiano e nossas inquietações desmedidas, nossa ansiedade exacerbada pelo que vivemos não permite que entremos em contato! E sem escutar o "inaudível" não somos felizes...

    ResponderExcluir
  5. Não é uma obrigação de fato, mas é um compromisso. ;)

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  6. Como diz o poeta, "a felicidade acontece em horinhas de descuido."
    Um beijo, com carinho
    Denise

    ResponderExcluir
  7. "É como se a felicidade residisse na conquista do que vem de fora"

    Exatamente! Parece que ás vezes algumas pessoas, ou melhor, muitas pessoas e inclusive nós, ficamos esperando coisas externas que possam nos fazer felizes,sem jamais parar pra pensar que o que conduz nossa felicidade é a nossa própria vontade.

    Beijo, boa semana

    ResponderExcluir
  8. Como disse o admazul, meu irmão querido, lembro destes tempos e embora morávamos num quartinho apertado eramos muitos felizes, tempo bons no qual tenho muitas saudades, lógico que queríamos morar numa casa melhor, mas ainda sim eramos felizes, felicidade para mim é isto: querer sempre algo melhor para nós mesmos, mas sem deixar de ser feliz, de curtir o que temos no momento, queríamos um casa melhor, mas não precisávamos disto para ser feliz, feliz a gente já era.

    ResponderExcluir
  9. Bela reflexão você me proporcionou com esse texto. Será que estamos realmente sendo felizes ou nos submetendo a uma falsa felicidade já conceituada por uma sociedade?

    Talvez demore um pouco até eu encontrar essa resposta para mim mesma, mas você já conseguiu me despertar para essa interrogação do 'ser feliz'!

    Beijos;

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...