Páginas

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

A depressão no Facebook e nossas indifecrenças.

Por vezes, lê-se no Facebook algumas frases um bocado deprimente, pessoas que assumem nas redes sociais, seus momentos de tristezas, angustias, dessas coisas baixo astral que incomodam tanto pessoal quanto virtualmente,  e que por acaso trato disso aqui  também Porque temos vergonha de nossas tristezas?


Tristeza oriundas dos diversos fatos e dores que cada um carrega pode ser tornar uma tristeza tão profunda que desencadeia a depressão. E esta doença é séria! Mas ainda hoje é tratada, por alguns, como fraqueza, e como tal não é bem aceito na nossa sociedade que até hoje se espelha em grandes herois, mártires e afins. 

Certa vez li uma frase que dizia mais ou menos assim: " a pessoa que se suicida não tem vontade de matar-se, mas matar a dor que nela há". 

Recentemente vi que alguém postou no Facebook que estava pessimista e pedia a Deus pra tirar os pensamentos negativos de sua cabeça. A maioria dos comentários, alguns em tom de "não acredito!!", sugeriam, ordenavam, indicavam que esta pessoa fosse rezar, fosse cantar hinos, fosse pra igreja. Nada contra, antes, penso mesmo que a fé possa ajudar as pessoas a superarem obstáculos. Todavia, o que coloco em questão é ninguém oferecer-se a si como apoio.  Ok, talvez as tenham posto inbox, mas ainda assim questiono, porque as pessoas a mandavam pra igreja, rezar, cantar, como ela poderia sentir, pensar, ter fé em Deus, se sequer acreditava nela? Sobre Igreja, fé e felicidade, faço uma releitura de Freud aqui Religião: busca da felicidade ou postergação do sofrimento?

Só podemos enfrentar um problema quando soubermos o que é, porque é. Assim, pensemos um pouco, se ao invés de ignorarmos os problemas alheios e os nossos próprios, não seria melhor, encará-los, assumí-los e, se for preciso, buscar ajuda para resolvê-los?? Digo isto, como psicóloga, mas também como alguém que acredita que Deus não está apenas nas igrejas, aliás, desconfio, que é o local onde Ele menos têm estado.

Às vezes, as pessoas precisam apenas falar e não sabem. A falsa distância/proximidade promovida pelas redes sociais propiciam desabafos assim, e nossas condutas morais, diante disso, proliferam comentários dos mais variados.

4 comentários:

  1. Para uma pessoa que está passando por algum tipo de problema,não acho ideal ficar comentando no Facebook ou qualquer meio das redes social, também não acho que vai ajudar sair comentando com qualquer um, devemos sim desabafar, procurar ajuda, mas não qualquer ajuda, mas pessoas amigas e da família que nos ama e nos conhecem tão bem e se preciso for também procurar ajuda de um psicólo que vai orientar e ajudar a pessoa a passar este momento difícil,esta é a melhor decisão a tomar embora eu prefiro o silencio.

    ResponderExcluir
  2. As redes sociais, principalmente o Facebook, nao nos dao privacidade e intimidade suficiente para tratar de nossos assuntos pessoais, né?

    E silêncio...será tb a melhor alternativa? Minha opinião sobre isto tem a ver com uma frase que li dia desses:

    "Morreu de que:
    _Sufocado pelas próprias palavras"

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. "Falsa proximidade..." E verdadeira distância. Isso que é o facebook para mim e um dos motivos que me fez sair. Alguns amigos me recriminaram e disseram o quanto é bom o contato com as pessoas. Um contato frio e distante, que muitas vezes mais machuca do que agrada, justamente pela falta de proximidade, pois as pessoas estão ficando cada vez mais preguiçosas de se encontrarem, de se ligarem, de se falarem. Toda a tecnologia ao nosso favor, mas cada vez nos tornamos dependentes dos mesmo, sempre com a mesma justificativa de que com esta ou aquela ferramente teremos mais tempo... mais tempo de dependência, de desagrado, de conclusões precipitadas...
    O contato humano é essencial, a realização dos sonhos, um abraço, um sorriso... qual o preço do calor humano??

    xxx

    ResponderExcluir
  4. Oi Nâna, obrigada pela presença e comentário no blog.

    E concordo com vc, a tecnologia deve ser meio, nao fim.

    bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...