Páginas

domingo, 31 de março de 2013

Como reagir às críticas que recebemos?

"O verdadeiro segredo é considerar uma opinião como um presente, mas primeiro ver se ela está certa. Atesto comigo e vejo se combina com minha própria opinião. Será que um pouco do que foi dito é verdade, mesmo que um pouco? Penso se alguém já me deu esse toque antes...Penso se a pessoa está a atingir um dos meus pontos cegos, algo que ela vê e eu não. Consegue fazer isso"*

Li este trecho e resolvi compartilhar com vocês. Sim, resolvi não acabar com o blog, não porque algum leitor pediu, não, nenhum leitor disse nada. Aliás, um disse, mas esse num conta. 

Às vezes, pessoas próximas, ou que tem um contato maior conosco fazem certas afirmações dolorosas a nosso respeito. Nossa primeira atitude é negar e ainda se sentir ofendido. E com isto perdemos a oportunidade de crescer, nos conhecer e principalmente confrontar-nos. Nem sempre os que os outros dizem a nosso respeito é verdade sobre nós, suas opiniões podem vir distorcidas por suas projeções ou simplesmente por ignorância. Por isto me refiro às críticas de pessoas com os quais nos relacionamos em algum momento.  

No entanto, tudo que disserem de nós, naos nos custa parar e refletir, eu me reconheço naquela opinião? Há coisas que dizem sobre nós que sequer nos afetam, mas se alguém lhe diz uma coisa e você se sente muito afetado, talvez essa opinião deve realmente ser considerada. De repente está ai a oportunidade para crescermos, para mudarmos algo que tentamos esconder. Do contrário, não perderemos nada, seguiremos nosso curso, sempre disposto a aprender, e recebendo todas as críticas como presentes.  Os presentes verdadeiros e úteis levamos conosco, os outros (movidos apenas por ignorância) jogamos fora, e vamos sempre em paz.


Enfim, é isso por hoje. 

Boa Páscoa!

* Trecho retirado do livro A cura de Shopenhauer do autor Irvin D. Yalom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...