Páginas

sábado, 29 de junho de 2013

De onde professores tiram a ideia que se colore de um jeito só?

Ontem, após muitas horas lendo e escrevendo, decidi ir dormir. Era mesmo muito tarde e estava visivelmente cansada. Mas, não sei porque,fiquei olhando um desenho que encontrei na internet, achei tão lindo e quis fazer uma tradução. 
O desenho da internet

Me deixei inspirar pelo desenho que vi para criar o meu. Achei que ficou mesmo lindo! 
O desenho na minha versão
Então senti falta de cor e coloquei-me a colorir. Não gosto de colorir. Gosto das cores e das coisas coloridas, mas não de colorir. Nisto me lembrei que estava cansada, parei e fui então pra cama
Minha tentativa frustrada de colorir

Acordei hoje e me lembrei de uma cena que aconteceu comigo quando eu estava no jardim de infância.
Eu tinha que colorir um daqueles desenho repetitivos que a professora nos trazia. Comecei então a colorir, não estava lá muito bonito, mas eu estava tentando. Indo com o lápis para todos os lados.

Foi quando veio a professora Lurdes (ela nem vai se lembrar de mim), me lembro dela, era baixa, um pouco gordinha, tinha cor negra, era muito simpática e carinhosa. Não sei se ela era mesmo assim, agora já nem sei se foi mesmo ela. E nem sei se tive mesmo uma professora que se chamava Lurdes, agora tudo me parece confuso. Mas estudei no jardim de infância, e realmente estava a desenhar quando a professora, talvez esta, talvez outra, veio

pegou o lápis de minha mão e me disse que eu tinha que colorir "assim", e começou a preencher o desenho com movimentos circulares. 

Nunca me esqueci, pois durante muito tempo tentei repetir este movimento. Na segunda ou primeira série, cerca de 3 ou 4 anos depois, uma amiga, que ainda hoje tenho muita afeição, coloria como ninguém todos os desenhos que a professora trazia (professores gostam de trazer desenho pra sala de aula, né?). Eu olhava tentando compreender os movimentos circulares do colorido que seus desenhos possuiam. Não os percebia, é claro, é possível que ela nem colorisse de tal forma, mas era assim tão perfeito, que eu julguei que ela devia ter aprendido com a professora do seu jardim de infância. 

É claro que não é tarde pra eu sentar e aprender a colorir do meu jeito. Mas não tenho mais vontade, gosto mesmo é de desenhar. Ainda bem que meus professores nunca nos pediram pra desenhar, talvez porque eles não descobriram a "fórmula" de desenhar. O desenho é por demais criativo para se enquadrar em simples movimentos coordenados. Mas o colorir também o é. 

Logo, de onde esta professora tirou a ideia que se colore de um jeito só?




Um comentário:

  1. Que lindo! Nossa, eu também prefiro desenhar (colorir só aqueles joguinhos de colorir que vc clica e ja sai pronto hahaha), todo mundo acha que a formula pra colorir é ir fazendo circulos mas nunca funcionou comigo! Mas colorir é como pintar não importa a forma, e sim o resultado, bom acho que não saiu como eu queria mas é isso aí! Encantada pelo seu texto infinitamente!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...