Páginas

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Porque umas pessoas são mais humildes que outras?

Há muito tempo não venho aqui, entretanto, este blogue continua recebendo cerca de 40 visitantes por dia. Isso nos deixa imensamente felizes e motivados.

Bom, o post de hoje é sobre humildade

Desenho e texto pertencem ao autor do Blog

Ser pobre é sinônimo de humildade?

Não. Apesar de haver comumente uma associação de pobreza à humildade, estes dois conceitos não, necessariamente, andam juntos. Muitas pessoas, cuja situação econômica é baixa, não são humildes.

Humildade


Humildade tem a ver com a relação da pessoa e o próprio ego. A vaidade do ego não está apenas no dinheiro, ela está em diversas situações, como por exemplo: uma pessoa pode ser pobre mas, por ser branca, sente-se superior a um negro. Uma pessoa que não tem muito dinheiro, mas fez faculdade e aprendeu inglês, pode julgar-se mais inteligente que outros. Uma dona de casa pode se achar melhor que os outros porque sua casa é mais bonita. Enfim, motivos para as vaidades do ego não faltam.

Todo rico é esnobe?

Não. Uma pessoa que se dedicou, aproveitou as oportunidades e cresceu economicamente ou nasceu numa família economicamente bem estabelecida não é, por isso, esnobe. Humildade é um valor de caráter, um valor que não é genético; ele é socialmente construído. Portanto, depende muito mais das experiências e aprendizagens que a pessoa teve e tem.

humildade: questão de valores

Por isso, é importante que possamos conhecer as pessoas antes de julgá-las. Respeitar o ser humano e suas diferenças. Humildade é, antes de tudo, você ter todas as possibilidades para estar além, mas permanece ali, ao lado. Por exemplo: quando um grande e renomado professor ouve um aluno e se dispõe a aprender com este, quando um chefe escuta sabiamente uma sugestão do funcionário; quando uma mãe ou um pai entendem que também podem aprender com os filhos; quando uma pessoa muito rica vai à casa de uma pessoa mais pobre, e sente-se bem e confortável porque está a visitar um amigo... Portanto, é quando você poderia fazer tudo para atender uma vaidade egoísta, mas resolve conviver e aprender com os outros.


Ensinemos aos nossos filhos sobre humildade, não com palavras, mas com exemplos!


Um comentário:

  1. Ser humilde é aceitar que ninguém é melhor do que ninguém, que somos todos iguais,mas também diferentes!!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...